Conheça os materiais e recursos pensados para cada ano da Educação Infantil a Ensino Fundamental Anos Finais que envolvem a escola, a família e a comunidade na formação do leitor.
O kit do aluno é composto por
A escolha das Obras Literárias
O professor pode conhecer as obras no portal do Território da Leitura e montar um kit de acordo com o seu perfil e objetivos de aprendizagem para cada ano.
É possível filtrar por ano escolar, gênero, autor e nível de leitura
Nesta seleção estão grandes nomes, como Ana Maria Machado, Eva Furnari, Ilan Brenman, Pedro Bandeira, Ruth Rocha e Walcyr Carrasco, além de um time reconhecido e premiado com o selo FNLIJ, Prêmio Jabuti, entre outros.
Os Diários
Caderno do Leitor
Para registro autônomo das produções e experiências de leitura. 3 ou 4 obras literárias à escolha da escola, entre diversos títulos disponíveis.
Revista Território da Leitura em Casa
Conteúdos relacionados à Literatura para auxiliar as famílias a formar uma comunidade leitora.
O Território acompanha o nível leitor de cada aluno
A listagem é classificada com base no nível de fluência leitora.
Acreditamos que a percepção do estágio de leitura em que as crianças se encontram pode orientar o planejamento para que elas continuem a avançar.
Comumente, as habilidades de leitura, embora haja algumas variações, são categorizadas em : leitores iniciantes, leitores em desenvolvimento e leitores fluentes. Essas categorias auxiliam os professores na reflexão sobre as necessidades e potencialidades de cada grupo para o avanço da aprendizagem.
Organização dos livros
Para facilitar o trabalho da escola, apresentamos as indicações de leitura classificadas abaixo:
Pré-leitor: (Educação Infantil)
Fase em que a criança ainda tem dificuldade para acompanhar grandes enredos e histórias complexas. É importante que o professor leia as histórias e explore as cores, formas, ilustrações e personagens de forma agradável, curiosa e divertida.
Leitor iniciante: (1º ano)
Fase da aprendizagem do sistema de escrita alfabética, início do processo de sociabilização e de racionalização. As ilustrações são essenciais para que as crianças se aproximem do texto e compreendam a trama, muitas vezes, a partir de leitura compartilhada.
Leitor em processo: (2º e 3º ano)
Fase do domínio relativo do mecanismo da leitura e do aumento do interesse pelo conhecimento das coisas e do pensamento lógico. É a etapa em que as crianças já compreendem o funcionamento do sistema de escrita alfabética, mas ainda enfrentam algumas dificuldades para decifrar o escrito.
Leitor fluente: (4º ao 7º ano)
Fase da consolidação do domínio da leitura e da compreensão do mundo expressa no livro. Os estudantes tendem a apresentar maior capacidade de concentração e de reflexão.
Leitor crítico: (8º e 9º ano)
Fase de domínio pleno da leitura da linguagem escrita e maior capacidade de reflexão, podendo ir mais fundo no texto e atingir a visão de mundo ali presente, despertando a consciência crítica. As indicações são sugestões, porém cada equipe escolar tem liberdade para selecionar os títulos que desejarem.
*Adaptado de texto elaborado por Maria José Nóbrega a partir da proposta de Nelly Novaes Coelho.
Material do professor para dinâmica em sala de aula
Baralho de histórias
1º ao 3º ano • 4º e 5º anos
O material interativo propõe à criança criar suas próprias histórias, selecionando protagonistas, antagonistas e cenários. São infinitas possibilidades de narrativas, que acompanham o amadurecimento da turma!
Dado da leitura
1º ao 3º ano
Traz frases e imagens que incentivam a interação entre as crianças e a expressão das opiniões sobre o conteúdo do livro.
Roleta
4º e 5º anos
Perguntas estimulam a criança a interpretar e argumentar sobre o conteúdo do livro.
Baralho de histórias
1º ao 3º ano • 4º e 5º anos
O material interativo propõe à criança criar suas próprias histórias, selecionando protagonistas, antagonistas e cenários. São infinitas possibilidades de narrativas, que acompanham o amadurecimento da turma!
Dado da leitura
1º ao 3º ano
Traz frases e imagens que incentivam a interação entre as crianças e a expressão das opiniões sobre o conteúdo do livro.
Roleta
4º e 5º anos
Perguntas estimulam a criança a interpretar e argumentar sobre o conteúdo do livro.
E Mais!Guia do Professor com orientações de utilização dos materiais.
Para o professor
Cursos EAD
Videoaulas para formação de professores e bibliotecários ministradas pelo autor Ilan Brenman e pela bibliotecária Ana Carolina de Carvalho.
Videoteca
- Vídeos de contações de histórias
- Guia de como montar um sarau literário
Ambientação
Artes disponíveis para uso e ambientação da escola com o tema do Território da Leitura, seguindo as atividades propostas.
Projeto de Leitura
Aplicativo Contadores de Histórias
Contato
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o Território da Leitura?
Faça seu cadastro para que o nosso consultor entre em contato com você!